Air India: detalhes em investigação indicam que comandante cortou fornecimento de combustível, diz jornal
16/07/2025
(Foto: Reprodução) Air India: Botão que corta combustível tem 'trava' que impede acionamento acidental
Uma gravação da caixa-preta com o diálogo entre os dois pilotos do voo da Air India indica que foi o comandante quem desligou os interruptores que controlavam o fluxo de combustível para os dois motores do avião. A informação foi publicada no Wall Street Journal (WSJ) nesta quarta-feira (6).
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A reportagem ouviu fontes próximas à investigação feita pelos EUA. Ainda não se sabe se o que aconteceu foi de propósito ou por engano.
Segundo o WSJ, o copiloto, que estava pilotando o Boeing 787 Dreamliner, questionou o comandante sobre o motivo de ele ter colocado os interruptores na posição de "corte" após a decolagem. Segundo as fontes, o copilto entrou em pânico, enquanto o comandante parecia permanecer calmo.
A gravação da cabine já havia sido divulgada em um relatório sobre o acidente na última semana, mas não havia distinção entre as falas dos pilotos.
Segundo a investigação, pouco antes da queda, um dos pilotos foi ouvido no gravador de voz da cabine perguntando ao outro por que ele havia cortado o combustível. “O outro piloto respondeu que não havia feito isso”.
Ainda de acordo com as fontes do WSJ, o comandante Sumeet Sabharwal era um piloto veterano, com décadas de experiência, enquanto o primeiro oficial, Clive Kunder, tinha pouco mais de 30 anos e demonstrava grande entusiasmo em progredir na carreira, segundo relatos de amigos e familiares.
No momento do voo, Kunder era o responsável pelo comando ativo da aeronave e, conforme apontam pilotos norte-americanos que analisaram o relatório das autoridades indianas, ele estava provavelmente com as mãos ocupadas controlando o Boeing 787 Dreamliner durante aquela etapa crítica. Já Sabharwal, na função de piloto monitor, teria maior liberdade para manusear outros sistemas do avião.
De acordo com o relatório, os interruptores foram desligados um após o outro, com um intervalo de um segundo. Cerca de dez segundos depois, ambos foram religados.
A aeronave caiu nas proximidades do aeroporto de Ahmedabad, resultando na morte de 241 das 242 pessoas a bordo. A tragédia deixou 260 mortos no total, incluindo 29 pessoas que estavam em solo.
Relatório preliminar
Divulgado na última sexta (11), o relatório preliminar sobre a queda do avião da Air India aponta que o fornecimento de combustível para os motores da aeronave foi cortado 29 segundos antes do impacto, com os botões mudando quase ao mesmo tempo, da posição “run” (ligado) para “cutoff” (corte) logo após a decolagem.
Esses botões ficam no painel do avião e são protegidos por uma trava, justamente para evitar acionamentos acidentais — é preciso puxá-los para trás e levantá-los antes de mudar a posição.
🛫 Colocar o botão em “cutoff” corta quase imediatamente os motores, sendo que:
Isso normalmente é feito após o pouso, quando o avião já está no portão do aeroporto.
No ar, o procedimento só é usado em situações raras, como incêndio ou pane no motor.
O relatório não indicou ter havido qualquer emergência que exigisse o corte dos motores.
Nenhuma recomendação tampouco foi feita para a fabricante do motor, o que indica que eles funcionavam normalmente até então.
O documento não explicou como os botões poderiam ter sido movidos para a posição de corte durante o voo. Especialistas em segurança da aviação dos EUA afirmaram que não seria possível um piloto acionar esses botões acidentalmente.
Segundo a investigação, os dois botões foram religados instantes antes da queda — ambos estavam na posição “run” quando foram encontrados pelos peritos no local do acidente.
🔍 Embora não diga isso explicitamente, o relatório joga luz sobre a possibilidade de um dos pilotos ter desligado propositalmente o fornecimento de combustível.
O comandante Sabharwal tinha 15.638 horas de voo e também era instrutor da Air India.
Já o copiloto Kunder somava 3.403 horas de experiência.
A Air India opera 33 aeronaves do modelo Boeing 787-8 Dreamliner. Após a tragédia, as autoridades indianas determinaram a inspeção de todos esses aviões para evitar novos acidente.
Não há prazo para a divulgação do relatório final sobre a investigação.
O avião caiu segundos após decolar do aeroporto de Ahmedabad, no oeste da Índia, com destino a Londres. Apenas um passageiro sobreviveu. A tragédia deixou 260 mortos no total, incluindo 29 pessoas que estavam em solo.
Destroços do avião da Air India que caiu nesta quinta-feira (12)
Reuters/Amit Dave
Segundo a segundo
A investigação reconstruiu os momentos finais do voo 171 da Air India, com base nos dados da caixa-preta. Abaixo, veja a cronologia dos acontecimentos segundo o horário local da Índia:
13h38:39 – O avião decola do aeroporto de Ahmedabad.
13h38:42 – Os dois botões que controlam o fornecimento de combustível para os motores são colocados na posição “cutoff”. Os motores começam a perder potência.
Em determinado momento um dos pilotos pergunta ao outro por que ele havia cortado os motores. O colega responde que não fez isso.
13h38:47 – Uma turbina de emergência (chamada de RAT) é acionada.
13h38:52 – O botão de distribuição de combustível do motor 1 é religado.
13h38:56 – O botão do motor 2 também é religado.
13h39:05 – Um dos pilotos declara emergência, dizendo: “Mayday, Mayday, Mayday”.
13h39:11 – Os gravadores de dados e de voz param de funcionar, o que é compatível com o momento do impacto no solo.
Após a queda aeronave atingiu o alojamento de uma faculdade de medicina em uma área residencial, por volta do horário do almoço.
VERSÃO FINAL - USAR ESSA - Infográfico mostra detalhes da queda do avião Boeing 787-8 da Air India ocorrida em 12 de junho — Foto: g1
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